Quantcast
Are you the publisher? Claim or contact us about this channel


Embed this content in your HTML

Search

Report adult content:

click to rate:

Account: (login)

More Channels


Showcase


Channel Catalog



Channel Description:

BLOG "MATEMÁTICA E BOATEMÁTICA" DO PROFESSOR FERNANDO SIQUEIRA - CEARÁ MIRIM/RN - BRASIL
    0 0
  • 02/14/14--05:08: Lembraando ao leitor

  •  

    Horário de verão acaba no próximo domingo

    Os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

    Sabrina Craide, Agência Brasil,

    Na madrugada do próximo domingo (16) termina o horário de verão, e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado.
    O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país. A expectativa do Ministério de Minas e Energia era que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média.
    No Distrito Federal, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (das 18h às 21h) foi 4%, representando demanda da ordem de 45 megawatts (MW). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a redução equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.
    No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal.


    0 0
  • 02/27/14--05:54: Compartilhando:




  • Esta semana, dia 24/02, participei de uma palestra sobre Educação de Jovens e Adultos: "Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização".
    Muito boa na minha avaliação. O palestrante professor Afonso Scocuglia foi feliz em discorrer sobre aspectos tão reais do segmento. As reflexões foram pertinentes. Evasão, desafios, diversidade e um histórico geral da EJA no Brasil foram  o norte de sua fala.

    0 0
  • 02/27/14--06:05: Boas lembranças!
  •  

    Um abraço especial para Walquíria, minha ex-aluna na Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco (Ceará Mirim-RN), aliás uma ótima aluna.
    Fico feliz em poder restabelecer contato com ela por meio deste blog.
    Para você Walquíria te desejo tudo de bom. Que Deus lhe abençoe sempre.
     

    Professor Fernando Siqueira
    (fernandoacsiqueira@hotmail.com)


    0 0



    Estão abertas as inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
    O prazo final é 21 de março.
    Inscrevam-se através das escolas nas quais estudam!


    0 0
  • 03/17/14--08:09: Matematicamente falando
  • 7 – Matematicamente falando

    Fonte da imagem:Reprodução/Buzzfeed
    Para economizar dinheiro, peça sempre a pizza maior, que, comparada ao preço, rende mais do que a menor. É tudo uma questão de matemática e, se você é esperto, já sabe que a área do círculo aumenta com o quadrado do raio. Facilitando: uma pizza de 40 cm é QUATRO vezes maior que uma de 20 cm.

    Warnning: Do NOT Get Caught While Searching!!
    Your IP : - Country : - City:
    Your ISP TRACKS Your Online Activity! Hide your IP ADDRESS with a VPN!
    Before you searching always remember to change your IP adress to not be followed!
    PROTECT YOURSELF & SUPPORT US! Purchase a VPN Today!
    0 0
  • 03/21/14--05:17: Aviso Importante


  • Hoje termina o prazo para inscrição na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Inscreva sua escola e participe deste importante evento.
    A inscrição é feita através do site www.obmep.org.br

    0 0
  • 03/21/14--05:34: Contribuindo com o leitor
  • Senac disponibiliza 160 vagas em cursos técnicos no RN pelo Sisutec

    Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 21 de março.
    Vagas são para Natal, Mossoró e Caicó.

    Do G1 RN

    O Senac do Rio Grande do Norte disponibilizou 160 vagas para cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). AS inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site até sexta-feira (21). As oportunidades são para Natal, Mossoró e Caicó destinadas a pessoas que participaram do Enem, em 2013.
    Entre as formações disponíveis estão: técnico em logística (60 vagas), técnico em enfermagem (55), técnico em podologia (20), técnico em segurança do trabalho (25). Os resultados da primeira chamada serão divulgados na própria página do Sisutec, no dia 25 de março, e as matrículas serão no período de 26 a 28 de março. A segunda chamada, que ocorrerá caso turmas não sejam formadas, será no dia 1º de abril.
    De acordo com o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, “os cursos técnicos têm ganhado cada vez mais destaque, por permitirem que o estudante esteja capacitado para o mercado de trabalho em um tempo relativamente curto”.
    No momento da inscrição, o candidato pode selecionar até duas opções de capacitação, por ordem de preferência. Aqueles com as melhores notas no Enem são selecionados. É preciso ter obtido avaliação superior a zero, na redação.

    0 0
  • 05/13/14--04:43: Article 2
  • Candidatos já podem fazer sua inscrição; exame será realizado em 8 e 9 de novembro


    Paim recomenda que candidatos se inscrevam logo no Enem 2014As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 começaram nesta segunda-feira, 12, e se estendem até 23 de maio. Os candidatos podem se inscrever na página do Enem na internet.  O ministro Henrique Paim recomendou aos estudantes que não deixem para fazer a inscrição na última hora, durante o programa de rádio Hora da Educação, produzido pela assessoria de comunicação social do Ministério da Educação.
    A previsão é de que mais de oito milhões se candidatem ao Enem, que dá acesso a várias políticas educacionais do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). “Na última edição, tivemos dois milhões de estudantes que fizeram a sua inscrição no último dia, e é muito importante que façam a sua inscrição logo”, informou o ministro.
    As provas do Enem serão realizadas em 8 e 9 de novembro. No Hora da Educação, o ministro destacou duas novidades da edição deste ano, que são a acessibilidade às informações do exame a candidatos com deficiência visual e auditiva e o uso de 18 mil detectores de metais. “Qualquer tentativa de fraudar o exame vai ser tratada com rigor”, afirmou.
    A inscrição do Enem é gratuita para todos os estudantes de escolas públicas e para aqueles que se declaram carentes.

    0 0
  • 05/19/14--17:34: Article 1
  • Inep alerta candidatos do Enem para problemas de última hora


    A menos de uma semana para o fim do prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo a autarquia, no ano passado, 1,7 milhão de estudantes deixaram para o último dia.

    Apesar da recomendação, o Inep diz que o sistema está preparado e suporta até 200 mil acessos simultâneos. A intenção é diluir as inscrições e dar mais conforto aos candidatos. Até as 15h de hoje, 4.330.330 fizeram a inscrição pela internet. O prazo vai até sexta-feira (23). A expectativa é que 8,2 milhões se inscrevam. O Inep orienta os candidatos a se inscreverem nos horários com menor número de acessos - no início da manhã, até as 9h; à tarde, entre as 14h e as 17h e à noite, após as 21h.

    Os candidatos devem estar atentos também à data limite para o pagamento, que é 28 de maio. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos. Até o momento, eles representam 64,2% dos inscritos, 2.780.555.

    Segundo os últimos dados do Inep, solicitados pela Agência Brasil, o estado de São Paulo  lidera o número de inscritos, 684.766, 15,8% do total. Em seguida, estão Minas Gerais, com 456.155 (10,5%) e o Ceará, com 334.632 (7,7%). Depois aparecem o Rio de Janeiro, com 332.541 (7,6%) e a Bahia, com 319.832 (7,3%). As mulheres formam a maioria dos inscritos, 2.561.534, o que equivale a 59%.

    O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.

    A nota do exame é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

    A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do Programa Ciência sem Fronteiras ou conseguir uma vaga gratuita dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

    Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, até sexta-feira.

    Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

    Agência Brasil

    0 0
  • 05/23/14--06:39: Sobre ENEM
  • Terminam hoje as inscrições para o Enem

    Na noite de ontem, o número de inscritos chegou a 7.225.864, superando os 7.173.574 do ano passado. O sistema estará aberto até as 23h59.

    Mariana Tokarnia, Agência Brasil,

    Hoje (23) é o último dia para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são feitas no site do Enem, basta preencher os campos solicitados. Na noite de ontem, o número de inscritos chegou a 7.225.864, superando os 7.173.574 do ano passado. O sistema estará aberto até as 23h59.
    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que o número chegue a 8,2 milhões. Na reta final, a recomendação é que os candidatos usem os melhores horários para acessar o sistema e evitar lentidão. O acesso é facilitado até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
    Feita a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite para pagar a taxa de R$ 35, que é o dia 28 de maio. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
    Depois de inscrito, o candito pode acessar a página pessoal e gerar o boleto para o pagamento. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
    Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.
    As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.

    Warnning: Do NOT Get Caught While Searching!!
    Your IP : - Country : - City:
    Your ISP TRACKS Your Online Activity! Hide your IP ADDRESS with a VPN!
    Before you searching always remember to change your IP adress to not be followed!
    PROTECT YOURSELF & SUPPORT US! Purchase a VPN Today!
    0 0
  • 06/11/14--15:27: Tem coisa que faz sentido!


  • 0 0
  • 06/21/14--05:39: FIQUEI ANIMADO
  • A mulher mais rica da África, Isabel dos Santos, (foto) estava no Brasil para acompanhar a abertura da Copa. Ela é a principal acionista da Unitel, a maior empresa de telecomunicações de Angola. Tem uma fortuna estimada em 4 bilhões de dólares. Em entrevista, ela disse que atribui a riqueza "a muita matemática e estudo; minha base é amatemática, sou formada em engenharia.". Mas depois, foi que eu vi que ela é filha de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola. Aí desanimei.

    (Revista Veja: 18 de junho de 2014)

    0 0
  • 06/24/14--06:47: Article 0
  • MEC divulga resultado da segunda chamada do Sisu

    Os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram selecionados e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho.

    Mariana Tokarnia, Agência Brasil,
    Os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram selecionados e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho.
    O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (24) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nosite do programa. Os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram selecionados e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho. As instituições não receberão matrícula no fim de semana.
    O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. Puderam participar aqueles que fizeram o Enem de 2013 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas e bateu recorde de inscrições.
    Foram 1.214.259 candidatos inscritos, 54% a mais que no ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos. O sistema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

    0 0
  • 07/09/14--04:48: BRASILEIROS
  • Nas Olimpíadas de Matemática


     
    Seis estudantes brasileiros embarcaram no último sábado, dia 5, com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul, para disputar a Olimpíada Internacional de Matemática. A previsão é que cerca de 600 jovens de mais de 100 países participem do evento. A competição começou na última quinta-feira, dia 3, e vai até o dia 13 de julho.
    Estudantes representam o Brasil em olimpíada de matemática que se realiza até o próximo dia 13Estudantes representam o Brasil em olimpíada de matemática que se realiza até o próximo dia 13

    As provas da olimpíada iniciaram ontem, dia 8, e encerram hoje, dia 9. Em cada um dos dois dias, os estudantes terão quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática, que abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria.

    Os estudantes brasileiros foram selecionados entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2013. Para integrar a equipe, passaram por um processo de seleção que incluiu uma bateria de provas e listas de exercícios resolvidas ao longo de seis meses, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional.

    A Olimpíada Internacional de Matemática é considerada o maior concurso de resolução de cálculos para estudantes do ensino médio do mundo. Promovida desde 1959 durante o mês de julho, sempre em um país diferente, a competição envolve a participação de estudantes entre 14 e 19 anos de idade, que resolvem provas de matemática em dois dias consecutivos.

    O Brasil participa da competição desde 1979, e acumula 105 medalhas, sendo nove de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o país latino-americano com maior número de premiações. Na competição do ano passado, a equipe brasileira conquistou três medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas.

    A equipe que está em Cidade do Cabo é formada por Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Murilo Corato Zanarella (SP), Alessandro de Oliveira Pacanowski (RJ), Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Lima Braga (CE) e Alexandre Perozim de Faveri (SP). A equipe é acompanhada pelos professores Onofre Campos da Silva Farias (CE) e Samuel Barbosa Feitosa (BA). Antes da viagem, eles ficaram concentrados em São José do Rio Preto (SP), onde fizeram treinamento intensivo de preparação para a competição.

    0 0
  • 07/09/14--04:59: CAPACITAR É PRECISO!
  • Estudo revela que desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado


    Capacitar os professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos. É o que aponta o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil, do Instituto Ayrton Senna e do Boston Consulting Group, lançado nesta segunda-feira, 7, em São Paulo. A cerimônia de lançamento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim.

    De acordo com o estudo, que apresenta desafios e oportunidades relacionados à formação continuada de docentes no Brasil, estudantes expostos a bons professores aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam em média em um ano escolar. A pesquisa ainda destaca que é possível atuar em todas as etapas da carreira, e promover a melhoria da formação em serviço apresentaria melhores resultados no curto prazo.

    Segundo a presidenta do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o estudo discute possíveis linhas de ação que podem contribuir para acelerar a formação continuada e a qualificação dos professores no Brasil. “A capacitação dos professores é a alavanca acionável para a melhoria da qualidade da educação no curto e médio prazo”, disse.

    Segundo o ministro, o diagnóstico da pesquisa está de acordo com os levantamentos do Ministério da Educação, que identificam um distanciamento entre a formação oferecida nas universidades e a realidade nas salas de aula. “A palavra-chave é amadurecimento. A relação entre educação básica e a educação superior precisa ser aperfeiçoada para melhorar a formação inicial e continuada dos professores”, afirmou o ministro, reconhecendo a que este é um dos gargalos da educação no país.

    Para o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil, foram entrevistados, por meio eletrônico, 2.732 pessoas entre secretários de Educação, supervisores de ensino, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores entre novembro de 2012 e março de 2013.

    Durante a cerimônia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), anunciou um edital para desenvolver a formação de quadros em competência socioemocional (aptos a lidar com estudantes em situação de instabilidade), da graduação ao doutorado, em psicologia, pedagogia e licenciaturas. Serão oferecidas bolsas para 30 doutorandos, 60 mestrandos, 150 professores de educação básica das escolas públicas e 300 estudantes de graduação.


    Warnning: Do NOT Get Caught While Searching!!
    Your IP : - Country : - City:
    Your ISP TRACKS Your Online Activity! Hide your IP ADDRESS with a VPN!
    Before you searching always remember to change your IP adress to not be followed!
    PROTECT YOURSELF & SUPPORT US! Purchase a VPN Today!
    0 0
  • 07/09/14--05:02: CAPACITAR É PRECISO
  • Estudo revela que desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado

    Capacitar os professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos. É o que aponta o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil, do Instituto Ayrton Senna e do Boston Consulting Group, lançado nesta segunda-feira, 7, em São Paulo. A cerimônia de lançamento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim.

    De acordo com o estudo, que apresenta desafios e oportunidades relacionados à formação continuada de docentes no Brasil, estudantes expostos a bons professores aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam em média em um ano escolar. A pesquisa ainda destaca que é possível atuar em todas as etapas da carreira, e promover a melhoria da formação em serviço apresentaria melhores resultados no curto prazo.

    Segundo a presidenta do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o estudo discute possíveis linhas de ação que podem contribuir para acelerar a formação continuada e a qualificação dos professores no Brasil. “A capacitação dos professores é a alavanca acionável para a melhoria da qualidade da educação no curto e médio prazo”, disse.

    Segundo o ministro, o diagnóstico da pesquisa está de acordo com os levantamentos do Ministério da Educação, que identificam um distanciamento entre a formação oferecida nas universidades e a realidade nas salas de aula. “A palavra-chave é amadurecimento. A relação entre educação básica e a educação superior precisa ser aperfeiçoada para melhorar a formação inicial e continuada dos professores”, afirmou o ministro, reconhecendo a que este é um dos gargalos da educação no país.

    Para o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil, foram entrevistados, por meio eletrônico, 2.732 pessoas entre secretários de Educação, supervisores de ensino, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores entre novembro de 2012 e março de 2013.

    Durante a cerimônia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), anunciou um edital para desenvolver a formação de quadros em competência socioemocional (aptos a lidar com estudantes em situação de instabilidade), da graduação ao doutorado, em psicologia, pedagogia e licenciaturas. Serão oferecidas bolsas para 30 doutorandos, 60 mestrandos, 150 professores de educação básica das escolas públicas e 300 estudantes de graduação.


    0 0
  • 07/11/14--18:54: EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Olimpíada de matemática leva motivação a educadores e alunos

    Duas escolas municipais com tempos de atividade diferentes, uma com 50 anos de história e outra com apenas dois anos, tomaram a mesma decisão em 2014. Elas resolveram romper o isolamento e inscrever seus alunos na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dos 18,1 milhões de estudantes inscritos na primeira fase da olimpíada, 409 representam essas duas escolas.
    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cecília, do município de Viamão (RS), participa com 274 alunos do sexto ao nono anos, de 639 estudantes matriculados. A professora Rosaura Dille Girardi explica que assumiu a direção da escola neste ano e, em conjunto com os professores, resolveu entrar na Obmep. “Vim de outra escola que participava da olimpíada e decidi motivar os educadores e os alunos para a essa experiência”. Segundo Rosaura, a entrada na olimpíada motivou os alunos a estudar e melhorou a autoestima. A escola Santa Cecília tem 50 anos, informa a diretora, mas ainda não tinha dado esse passo.
    Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Viamão tem 239,3 mil habitantes, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município em 2011 é de 4,7 pontos no quarto e quinto anos e de 3,7 pontos no oitavo e nono anos. Na 10ª Obmep, o Rio Grande do Sul inscreveu 2.998 escolas e 658,2 mil estudantes.
    Distante cerca de 1800 quilômetros de Viamão, a Escola Municipal José Francisco de Melo, no município de Bom Jesus de Goiás, no Centro-Oeste, tem apenas dois anos de atividade e inscreveu 135 estudantes do sexto e sétimo anos na Obmep. Motivar os alunos é a bandeira da diretora Mirene de Almeida Cardoso Lopes.
    Com a realização da primeira fase da olimpíada, que foi em 27 de maio, a diretora observou o despertar do interesse pela matemática e pela competição. Segundo Mirene, a melhor nota obtida pela escola foi de um estudante do sexto ano que era muito inquieto na sala de aula. Outra conquista destacada pela diretora foi a ótima aceitação dos alunos – nenhum estudante faltou à escola no dia da aplicação dos testes.
    Bom Jesus de Goiás, que fica no sul do estado, distante 218 quilômetros de Goiânia, tem 21 mil habitantes, conforme o censo demográfico de 2010. O município registrou, em 2011, Ideb de 5,4 pontos no quarto e quinto anos e 4,1 pontos no oitavo e nono anos do ensino fundamental. Goiás tem 1.497 escolas e 598,4 mil estudantes inscritos na Obmep este ano.
    Euforia– O município, segundo Mirene Lopes, vive um momento de descoberta e euforia na educação. O motivo da procura é a exigência de profissionais com ensino fundamental completo, feita pelas usinas de produção de álcool e açúcar instaladas há pouco tempo na região. Para conseguir emprego, o trabalhador precisa ler, escrever, saber matemática, diz a diretora.
    Bom Jesus de Goiás, explica Mirene, era um município agrícola até o fim do século 20 e as opções de trabalho estavam nas fazendas. A chegada das usinas de cana de açúcar na última década criou opções de emprego, trouxe trabalhadores de diversos estados, especialmente do Nordeste, e a exigência de escolarização.
    Aqui, diz Mirene, tem briga por vaga na educação infantil e, para atender os trabalhadores, o município criou uma escola que oferece diversas turmas de educação de jovens e adultos no turno da noite. Além dos pais que buscam a escola para garantir vaga nas usinas, Mirene relata outra boa consequência: os filhos também querem aprender e disputam vaga nas escolas.
    Olimpíada– A 10ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas recebeu este ano 18,1 milhões de inscrições de estudantes do ensino fundamental e médio, a adesão de 46.712 escolas situadas em 5.533 municípios, o que corresponde a 99,41% do número de prefeituras do país. As provas da primeira fase, realizadas nas escolas, foram em 27 de maio; a segunda fase, que será em centros de aplicação, acontece em 13 de setembro; a divulgação dos vencedores em 12 de dezembro.
    Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

    Ionice Lorenzoni

    0 0
  • 07/23/14--07:08: O Brasil e a Matemática
  • Ouro e prata em matemática

    O Brasil conquistou uma medalha de ouro e três de prata na 4ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que terminou na última sexta-feira, dia 18, na cidade de Luanda, Angola.
    DivulgaçãoEquipe brasileira vencedora de medalhas em Luanda (Angola)Equipe brasileira vencedora de medalhas em Luanda (Angola)

    André Yuji Hisatsuga, de São Paulo-SP, garantiu a medalha de ouro para o país. A prata ficou com os estudantes João Guilherme Madeira Araújo, de Fortaleza-CE, Daniel Quintão de Moraes, do Rio de Janeiro-RJ e Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre-RS. A equipe nacional foi acompanhada pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta e Guilherme Philippe Figueiredo, ambos de São Paulo-SP.

    Este ano participaram da olimpíada as delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, representados por equipes de quatro estudantes de até 18 anos, totalizando 24 competidores. Criada em 2011, a olimpíada é um concurso que faz parte de uma estratégia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que tem por objetivos fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes. Este ano o evento aconteceu sob o lema “Com o conhecimento da matemática compreendemos melhor o mundo globalizado”.

    A olimpíada
    Durante as provas, realizadas individualmente nos dias 16 e 17 deste mês, os estudantes tiveram quatro horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pela banca e selecionados pelo júri internacional, formado pelos líderes dos países participantes. Os problemas abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

    A participação do Brasil na Olimpíada de Matemática da

    CPLP é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

    A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

    0 0



    Esta semana a Prefeitura de Ceará Mirim está com uma vasta programação que vai de 23 à 30 de julho, com várias atividades culturais, sociais, educativas e desportivas, alusivas  aos  156 anos de emancipação política.
    Participe você também!

    0 0
  • 07/23/14--07:28: BOM EXEMPLO
  • Professor usa exemplos práticos para aluno entender matemática

    Em Salvador, o trabalho com os estudantes enfatiza a relação entre o conteúdo desenvolvido em sala de aula e formas geométricas planas e espaciais (foto: arquivo do professor Vanildo Silva)Professor de matemática em duas escolas de Salvador, no subúrbio ferroviário, Vanildo dos Santos Silva desenvolve, desde 2004, o projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Geometria com Estudantes em Situação de Defasagem Escolar. O trabalho, que teve início na Escola Municipal da Fazenda Coutos, em um dos bairros mais pobres e violentos da região, surgiu de uma necessidade real, o desafio de ensinar matemática a estudantes com histórico de abandono, evasão e repetência.
    “Desde meu primeiro contato com os alunos, percebi que, antes de iniciar qualquer intervenção pedagógica, minha prática docente precisaria ir além da lousa e do giz”, revela Vanildo. “As dificuldades apresentadas estavam evidentes e se constituíam em um desafio pessoal.”
    O professor passou a pensar, então, em uma estratégia que apresentasse a linguagem matemática com aspectos concretos do cotidiano dos estudantes, sem perder de vista a parte formal e suas conexões. Sua intenção era propor “um modelo diferenciado” para trabalhar com matemática e assim induzir os estudantes a participar das aulas.
    “Qualquer trabalho por meio da valorização de fórmulas, conceitos e propriedades, sem demonstrações, não representaria um modelo eficaz para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos estudantes em situação de defasagem escolar”, diz o professor. Assim, em sua proposta de ensino de geometria, ele buscou o que é sugerido pelos parâmetros curriculares nacionais: “Um trabalho que enfatiza a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula com as formas geométricas presentes no mundo físico, possibilitando a exploração de formas geométricas planas e espaciais”.
    O projeto tenta estabelecer um diálogo entre os quatro blocos de conteúdos da matemática: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas e tratamento da informação. Os estudantes podem assim comparar e discernir aspectos como largura, comprimento, volume, número de faces e vértices, entre outros. “Quando os estudantes foram levados a explorar situações por meio de materiais manipuláveis, sentiram-se mais motivados e, por conseguinte, engajaram-se de maneira mais efetiva nas aulas e alcançaram melhores resultados na aprendizagem”, avalia.
    Permanência— A finalidade do projeto está centrada em dois pontos cruciais: a permanência do estudante em sala de aula e a ruptura do autoconceito de “aluno fracassado”. Assim, de acordo com Vanildo, por mais que existam conteúdos que precedam outros, a hierarquização entre eles não deve ser tão rígida como tradicionalmente é apresentada. Os conteúdos devem ser organizados em função de uma conexão, na qual não precisam ser esgotados necessariamente de uma única vez. “Para que o projeto tenha êxito, principalmente na questão da permanência do aluno, é preciso estar atento à ênfase maior ou menor que deve ser dada a cada item, que pontos merecem mais atenção e quais não são tão essenciais”, ressalta o professor.
    Segundo Vanildo, o projeto é desenvolvido também com alunos do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no mesmo bairro. Ao longo dos anos, o trabalho tem passado por várias adequações.
    Com o projeto, Vanildo foi premiado em duas edições do Prêmio Professores do Brasil (2004 e 2013). “Isso representa a confirmação de que esforços como esse podem ser úteis na busca por respostas de como lidar com a situação de defasagem escolar e questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem”, ressalta o professor. Há 19 anos no magistério, Vanildo tem licenciatura em matemática e em ciências contábeis e especialização em planejamento e prática de ensino superior.

    Warnning: Do NOT Get Caught While Searching!!
    Your IP : - Country : - City:
    Your ISP TRACKS Your Online Activity! Hide your IP ADDRESS with a VPN!
    Before you searching always remember to change your IP adress to not be followed!
    PROTECT YOURSELF & SUPPORT US! Purchase a VPN Today!
    0 0
  • 07/28/14--06:02: ABRINDO UM PARÊNTESE
  • Sábado, 26/07/2014...

    ...a convite do GRUPECOM (GALLUS COMPLEXO) - Grupo de estudo da Coplexidade de Ceará Mirim-RN, participei da palestra  "Mal Estar na Era Líquida" com o professor Alex Galeno, coordenado pelo Sociólogo Eriberto Moreira.
    Durante a palestra eu pude ver o quanto é importante analisarmos os fatos em consonância com os aspectos motivadores que os impulsionam. Excelente a palestra, o tema e a interação. Parabéns aos organizadores e obrigado.

    0 0
  • 08/07/14--04:49: Article 0

  • Professor do RN é Nota 10 em 2014


    Para quem concorreu com  cerca de 3.500 projetos de todo o país, o professor de Artes Emanuel Alves Leite, 27 anos, disse que “não deixa de ser uma surpresa” o fato de seu projeto “Lugar de circo é na escola” estar entre os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Para ele, o mais importante disso tudo “foi deixar o aprendizado para os alunos, como Léo, que disse ter achado sua profissão como palhaço”.
    “Coringa” (ao centro) iniciou carreira em Umarizal e ajudou a criar a Cia Arte e Riso“Coringa” (ao centro) iniciou carreira em Umarizal e ajudou a criar a Cia Arte e Riso

    Emanuel “Coringa”, como é mais conhecido o professor, afirmou que levou para dentro da sala de uma (turma do 9º ano do ensino fundamental), uma experiência de 12 anos como palhaço, uma carreira iniciada em Umarizal, na região Oeste do Rio Grande do Norte, onde ajudou a criar a Companhia Arte e Riso.

    Com licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - “fui da primeira turma, em 2007” -, Emanuel “Coringa” lembrou que concorrem à premiação trabalhos desenvolvidos no ano anterior. Segundo ele, o projeto “Lugar de circo é na escola” foi desenvolvido nos dois semestres de 2013 na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Bezerra, em Macau, na Zona Salineira do Estado, e contou com todo o apoio do diretor João Cândido e da coordenação pedagógica do estabelecimento escolar: “A direção da escola abriu suas portas, pois quem não conhece, pode ser uma experiência  assustadora”.

    “Coringa” pediu transferência de Macau e hoje ensina Artes na Escola Estadual Santos Dumont. Em Parnamirim, mas ainda hoje acompanha de longe a herança deixada por seu trabalho numa escola do bairro Porto de São Pedro, na periferia de Macau, com as postagens fotográficas de ex-alunos na internet. “A gente trabalhou a linguagem e técnicas circenses em sala de aula, como a corda bamba, malabarismo e palhaçaria”.

    O professor “Nota 10” do Rio Grande do Norte conta que diante dos trabalhos vistos em edições anteriores “é sempre um risco concorrer com trabalhos do país inteiro”. No entanto, ele disse que passou a confiar que poderia estar entre os dez melhores trabalhos, quando passou pelo crivo dos 50 trabalhos selecionados: “Ai passei a acreditar no prêmio, porque também me passaram a pedir mais informações”.

    O trabalho de “Coringa” foi desenvolvido durante dois  durante dois bimestres, levando em consideração que se tratava apenas de uma aula de artes por semana, somando aproximadamente 16 aulas. Nas informações encaminhadas  aos organizadores do Prêmio Educador Nota 10, “Coringa” dizia que o alunado era formado por filhos de pescadores com uma renda mínima de um salário mínimo, além de um bairro com alto índice de criminalidade, o que  “aumenta a responsabilidade da escola em educar, instruir, dialogar, construir novos caminhos e mudar o preconceito existente com o bairro, por parte dos moradores da cidade”.

    “Coringa” dizia, ainda, que ao iniciar o ano e se apresentar para as turmas, explicava que antes de ser professor e formado em Teatro fora palhaço, o que “gerou um burburinho na escola, um professor palhaço!”

    Inicialmente, explicava ele,  tinha-se como propósito apresentar aos alunos dois universos de circos diferentes, “um bem conhecido dos mesmos, o circo popular, grande atrativo da cidade quando montado no espaço do antigo lixão situado no bairro onde a escola é localizada, e o outro, o circo moderno através dos estudos do Circo de Soleil, distante de suas realidades e para muitos totalmente desconhecido, mas capaz de ser entendido e estudado”.

    O prêmio
    O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 e reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. Educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.

    Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas; dentre os finalistas são escolhidos os 20 premiados; e entre os premiados são escolhidos os dez Educadores Nota 10.

    Nesses 17 anos de existência, o Prêmio Educador Nota 10   reconheceu o trabalho desenvolvido por mais de 180 educadores, entre professores e gestores, com a entrega de R$ 2 milhões em prêmios. Os dez finalistas receberam de prêmios uma assinatura anual da revista “Nova Escola”, um tablet e um vale presente no valor de R$ 15 mil.

    Prêmio Educador Nota 10
    Os vencedores de 2014

    Ana Cláudia Santos
    Língua Portuguesa – 6º ano
    Trabalho “O povo conta”
    Escola Estadual Padre Paulo
    Santo Antônio do Monte – MG

    Andréa de Fátima Dias Tambelli
    Matemática – 2º ano
    Trabalho “O trabalho com medidas”
    Escola da Vila
    São Paulo – SP

    Ângela Maria Vieira
    História – 6º ano
    Trabalho “Os Guardiões dos Sambaquis”
    Escola Municipal Profª Maria
    Regina Leal
    Joinville - SC

    Emanuel Alves Leite
    Arte – 9º ano
    Trabalho “Lugar de circo é na escola”
    Escola Estadual Profª Maria de Lourdes Bezerra
    Macau – RN

    Mara Elizabeth Mansani
    Alfabetização – 1º ano
    Trabalho “Escrevendo com Lengalenga”
    EE Professora Laila Galep Sacker
    Sorocaba – SP

    Maria da Paz Melo
    Arte – Multisseriada
    Trabalho “O corpo como suporte do desenho”
    E.M. Valéria Junqueira Paduan
    Santa Rita do Sapucaí – MG

    Marlene Garcia Alves
    Matemática – 8º ano
    Trabalho “Ser arquiteto por um dia”
    Colégio Estadual do Ensino Médio e Fundamental Vale do
    Saber
    Apucarana – PR

    Monique Godoi Gomes Lescura
    Geografia – 8º ano
    Trabalho “Desastre natural: informar para prevenir”
    EM CAIC
    Lorena – SP

    Paula Aparecida Sestari
    Educação Infantil – Pré-escola
    Trabalho “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”
    Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato
    Joinville – SC

    Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros
    Língua Portuguesa – 4º ano
    Trabalho “As mil e uma noites”
    EMEF Fabiano Alves de Freitas
    Ituverava – SP

    Fonte – Fundação Victor Civita

    0 0
  • 10/02/14--04:40: Reproduzindo
  • IFRN abre inscrições para Exame de Seleção 2015 nesta terça-feira

    São ofertadas 2.724 vagas para cursos técnicos integrados de nível médio.
    Taxa custa R$ 20 e deve ser paga até o próximo dia 14 de outubro.

    Do G1 RN
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abre nesta terça-feira (30), a partir das 14h, as inscrições para a seleção dos cursos técnicos integrados, processo também conhecido como Exame de Seleção. Este ano, são ofertadas 2.724 vagas para cursos de nível médio com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015.
    As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Gestor de Concursos  até o dia 13 de outubro. Para os candidatos que não têm acesso à internet, a inscrição pode ser feita em qualquer campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento informados no Anexo I do Edital. A taxa custa R$ 20 e deve ser paga nas agências bancárias até o próximo dia 14 de outubro. Após a finalização do período de inscrições, não será permitida a troca do curso, do turno ou do campus pelo candidato.
    O Exame Seleção 2015 é a única forma de ingresso para os cursos integrados de nível médiooferecidos pelo IFRN, e é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental. Os candidatos que participaram da prova do ProITEC 2014 também devem realizar a inscrição, mas não será necessário o pagamento da taxa. Caso não realize a nova inscrição, o aluno não vai concorrer às vagas ofertadas nos cursos técnicos integrados do IFRN.
    As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, irão realizar as matrículas e frequentarão os cursos. As provas serão compostas de vinte questões de Matemática, vinte questões de Língua Portuguesa e uma redação. O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado no dia 19 de dezembro de 2014. O resultado final do processo seletivo será publicado no dia nove de fevereiro de 2015.
    Cursos Ofertados para 2015
    Campus Apodi
    Biocombustíveis - 36 vagas
    Agricultura - 36 vagas
    Informática - 36 vagas
    Zootecnia - 36 vagas

    Campus Caicó
    Eletrotécnica - 40 vagas
    Informática - 40 vagas
    Informática - 40 vagas
    Têxtil - 40 vagas (m)
    Têxtil - 40 vagas (t)
    Vestuário - 40 vagas

    Campus Canguaretama
    Informática - 40 vagas (m)
    Informática - 36 vagas (t)

    Campus Ceará-Mirim
    Informática - 36 vagas

    Campus Currais Novos
    Alimentos - 38 vagas (m)
    Alimentos - 38 vagas (t)
    Informática - 38 vagas
    Manutenção e Suporte em Informática - 38 vagas
    Campus Ipanguaçu
    Agroecologia - 40 vagas
    Informática - 40 vagas
    Meio Ambiente - 40 vagas

    Campus João Câmara
    Administração - 40 vagas
    Eletrotécnica - 40 vagas
    Informática - 40 vagas (m)
    Informática - 40 vagas (t)

    Campus Macau
    Informática - 36 vagas (m)
    Informática - 36 vagas (t)
    Química - 36 vagas
    Recursos Pesqueiros - 36 vagas
    Campus Mossoró
    Edificações - 36 vagas
    Eletrotécnica - 36 vagas
    Mecânica - 36 vagas
    Informática - 36 vagas
    Campus Central (Natal)
    Edificações - 40 vagas (m)
    Edificações - 40 vagas (t)
    Controle Ambiental - 36 vagas (m)
    Controle Ambiental - 36 vagas (t)
    Geologia - 36 vagas
    Mineração - 36 vagas
    Administração - 36 vagas
    Informática para Internet - 36 vagas
    Manutenção e Suporte em Informática - 36 vagas
    Eletrotécnica - 36 vagas
    Mecânica - 36 vagas

    Campus Cidade Alta (Natal)
    Multimídia - 36 vagas (m)
    Multimídia - 36 vagas (t)

    Campus Zona Norte (Natal)
    Comércio - 36 vagas
    Informática para Internet - 36 vagas
    Eletrônica - 36 vagas (m)
    Eletrônica - 36 vagas (t)
    Campus Nova Cruz
    Administração - 36 vagas
    Informática - 36 vagas (m)
    Informática - 36 vagas (t)
    Química - 36 vagas

    Campus Parnamirim
    Informática - 40 vagas (m)
    Informática - 40 vagas (t)
    Mecatrônica - 40 vagas (m)
    Mecatrônica - 40 vagas (t)

    Campus Pau dos Ferros
    Informática - 36 vagas
    Alimentos - 36 vagas
    Apicultura - 36 vagas (m)
    Apicultura - 36 vagas (t)

    Campus São Gonçalo do Amarante
    Edificações - 36 vagas
    Informática - 36 vagas
    Logística - 36 vagas
    Campus Santa Cruz
    Informática - 36 vagas (m)
    Informática - 36 vagas (t)
    Mecânica - 36 vagas (m)
    Mecânica - 36 vagas (t)
    Campus São Paulo do Potengi
    Edificações - 40 vagas (m)
    Edificações - 36 vagas (t)
    Meio Ambiente - 40 vagas (m)
    Meio Ambiente - 36 vagas (t)
     

    0 0






    Depois de estudarmos monômios e polinômios,ontem, 15 de outubro, iniciamos o estudo de Produtos Notáveis.
    Produto é o resultado de uma multiplicação. Notável significa importante. Como trata-se de uma operação que ocorre frequentemente no cálculo algébrico, assim são chamados.
    Interessante é que quando pergunto aos meus alunos o que entende sobre produtos eles remetem aos que compram nos Supermercados.
    Aí eu falo pra eles que eu quero saber o que é dentro da matemática. Então eu reviso pra eles os termos de uma multiplicação e fica tudo certo.
    Eu comecei mostrando Produtos Notáveis.




    O quadrado da soma de dois termos
    Verifiquem a representação e utilização da propriedade da potenciação em seu desenvolvimento.
    (a + b)2 = (a + b) . (a + b)
    Onde aé o primeiro termo e bé o segundo.
    Ao desenvolvermos esse produto, utilizando a propriedade distributiva da multiplicação, teremos:
     
    O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o produto do primeiro termo pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.

    0 0
  • 06/18/15--06:42: Article 0
  • Olá.
    Depois de um  tempo vamos retomar nossas atividades.

    Recordando Geometria


    O losango é um quadrilátero que possui os quatro lados congruentes, ou seja, com a mesma medida. É composto também por duas diagonais: diagonal maior (D) e diagonal menor (d). Essas duas diagonais se cruzam no ponto médio de cada uma (exatamente no meio delas). Os ângulos opostos de um losango também são congruentes.
    Compreendidas as características de um losango, vamos descobrir como sua área é calculada.
    A área do losango depende das medidas das duas diagonais, dizemos então que a área é dada em função das diagonais do losango. A fórmula para o cálculo da área do losango é:

    Onde,
    D → é a medida da diagonal maior
    d → é a medida da diagonal menor.

    Exemplo 1. Se um losango possui diagonal maior medindo 10cm e diagonal menor medindo 7cm, qual será o valor de sua área?

    Solução: De acordo com o enunciado do exercício, sabemos que D = 10cm e d = 7cm. Como conhecemos os valores das diagonais, vamos aplicar a fórmula.

    Portanto, o losango apresenta 35 cm2 de área.
    Exemplo 2. Num losango, a medida da diagonal maior é o dobro da medida da diagonal menor. Sabendo que D = 50cm, qual será a medida da área desse losango?

    Solução: Sabemos que a diagonal maior é o dobro da diagonal menor. Como D = 50cm, podemos afirmar que d = 25cm. Conhecidas as medidas das diagonais, basta utilizar a fórmula da área.

    Portanto, o losango tem 625 cm2 de área.
    Exemplo 3. Um losango apresenta área igual a 60 m2. Sabendo que a diagonal menor mede 6m, encontre a medida da diagonal maior.

    Solução: Como sabemos a medida da área do losango e da diagonal menor, devemos utilizar a fórmula da área para encontrar a medida da diagonal maior.

    Portanto, a diagonal maior tem 20m de comprimento.
    Por Marcelo Rigonatto
    Matemático
    Equipe Escola Kids

    Warnning: Do NOT Get Caught While Searching!!
    Your IP : - Country : - City:
    Your ISP TRACKS Your Online Activity! Hide your IP ADDRESS with a VPN!
    Before you searching always remember to change your IP adress to not be followed!
    PROTECT YOURSELF & SUPPORT US! Purchase a VPN Today!