Quantcast
Channel: MATEMÁTICA E BOATEMÁTICA
Viewing all 130 articles
Browse latest View live

Article 2

$
0
0

Números na fila

Mostre que os números naturais de 1 a 16 podem ser escritos sobre uma reta, de tal modo que a soma de quaisquer dois números vizinhos seja um quadrado perfeito.
Probleminha2

Article 1

$
0
0



SÃO SEIS...

...os principais objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas:

1. Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas;

2. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;

3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;

4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional;

5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos depesquisa e as sociedades científicas;

6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Article 0

$
0
0

 

Câmara aprova exigência de prazo para professor concluir licenciatura


Professores de educação básica com formação em nível médio terão seis anos de prazo para concluir o curso de licenciatura de graduação plena, contados a partir de sua posse no cargo de docente na rede pública. A regra é estabelecida pelo substitutivo do Senado ao projeto de lei 5395/2009, aprovado pela Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 12. O projeto original era de autoria do Executivo.

Haverá exceção a essa exigência para professores com ensino médio, na modalidade normal, que já estejam trabalhando em creches, na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental, quando a lei for publicada.

A nova norma altera o artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que dispõe sobre a formação de docentes para atuar na educação básica. A nova norma também permite ao Ministério da Educação estabelecer nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito para ingresso em cursos de graduação para formação de docentes.

A matéria segue, agora, para sanção presidencial.

Diego Rocha

Article 1

$
0
0
CURSOS À DISTÂNCIA OFERECIDOS POR  CEFOP FAPAZ (cefop2@gmail.com)
 
 


PROGRAMAÇÃO DE CURSOS EaD Mar.Abril 2013




25/03 à 03/05/2013
Carga Horária: 180h de cada Curso
Tema
Tema
CURSO 01 - FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CURSO 02 - FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CURSO 03 - FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD
CURSO 04 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO
CURSO 05 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
CURSO 06 -  LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS


Observações:

Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD estão divididos em módulos semanais/quinzenais e exigem uma maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicitamos que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas.

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:

Investimento único de  R$ 60,00 (sessenta reais) por Curso e não há mais nenhuma parcela e/ou mensalidade subsequente.

O valor correspondente a este serviço deverá ser depositado em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz, Coordenador desta iniciativa:

Banco do Brasil - Ag. 4486-5 / C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 / C/C 63065-9

CERTIFICAÇÃO:

Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de 30 (trinta) dias após a conclusão do Curso.

No certificado constará de carga horária total do Curso, bem como, o programa de conteúdo do curso e dados do registro na nossa Instituição.

PRAZO DE INSCRIÇÃO:
Inscrições serão aceitas se solicitadas impreterivelmente até o dia 20 de  março de 2013. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o SEU NOME COMPLETO e SEM ABREVIATURAS, NOME DO CURSO e o NÚMERO DO COMPROVANTE DO DEPÓSITO ou TRANSFERÊNCIA, para: cefop2@gmail.com, se for esta a forma de pagamento adotado.

Em caráter especial, inscrevendo-se em DOIS CURSOS desta  Programação  até o dia  20 de março de 2013  terão SUA MATRÍCULA e INGRESSO GRATUITO no nosso CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO  – 320h - 08 meses de duração, totalmente on line/EaD e início imediato. Aproveite e se inscreva já!!!!

Realizado este procedimento aguarde até o dia  23/03, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.

BASE LEGAL e VALIDADE DOS NOSSOS CERTIFICADOS
Nossos Cursos tem como Base Legal nos artigos 67 e 87, inciso III, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; nos artigos 1° e 3° do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, e artigo 11, Inciso II, da Resolução CNE n° 04/99, Conselho Nacional de Educação.

O Curso terá início em 25 de março e término em  03 de maio de 2013 e acontecerá na plataforma Moodle: http://eadcursos.mdl.gnomio.com,  totalmente on line

Article 0

$
0
0

Além de receber alunos com síndrome de Down, escola precisa acolhê-los, diz educadora



Por lei, todas as escolas do país são obrigadas a aceitar alunos com deficiência e/ou doenças crônicas. Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011.

A realidade, porém, mostra que não basta receber os alunos, é preciso que a escola os acolha e, para isso, especialistas concordam que a formação de professores para cuidar desses alunos com necessidades especiais é ainda um dos maiores desafios para se alcançar a educação inclusiva.

Há 31 anos trabalhando com educação, a professora Edicléa Mascarenhas Fernandes é especialista em educação especial. Ela ajudou a fundar, em 2004, a disciplina prática pedagógica e educação inclusiva para todas os cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Para ela, que também faz parte do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a formação na graduação, na pós-graduação e na educação continuada precisa ser obrigatória em todos os cursos de licenciatura.

"Há 20 anos, quase não tínhamos crianças com síndrome de Down terminando o ensino fundamental. Hoje, felizmente, elas vão muito além e temos que preparar também o professor. A inclusão é um direito e, felizmente, na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência apontamos novamente a necessidade de que esses cursos sejam obrigatórios, mas sem dúvida as políticas têm avançado muito", comentou a professora. Ela informou que a Uerj auxiliou a Universidade Federal Fluminense (UFF) na implementação da disciplina inclusão e diversidade na licenciatura.

Embora defenda a inclusão de crianças especiais nas classes comuns, a pesquisadora alertou que algumas crianças com deficiência múltiplas, por exemplo, podem precisar de atendimento mais restritivo. "Defendo uma inclusão, [de acordo com as] modalidades existentes na educação especial. Por exemplo, especialistas surdos defendem as classes especiais nas séries iniciais, [em função da] língua de sinais. O projeto de inclusão não se esgota em estar ou não na classe comum", defendeu. "Por isso, a formação é tão importante, para que esta criança tenha o que é melhor para ela".

A professora se disse otimista e reconheceu que o país já avançou muito. "Mas ainda é preciso avançar muito na garantia de direitos. O acesso ao mundo profissional, por exemplo, ainda é muito restrito", lamentou Edicléa.

Chefe do Centro de Genética Médica do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-Fiocruz), Juan Llerena atende a crianças com todo o tipo de deficiência. Segundo ele, os avanços na medicina, que possibilitam maior sobrevida de pessoas com síndrome de Down, trazem enormes desafios para a sociedade na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

"Minha preocupação maior não é tanto com as crianças e os adolescentes, mas com o adulto jovem que não está mais na escola, não está no mercado de trabalho e não há escolas profissionalizantes que o recebam, o que o torna exclusivamente dependente da capacidade criativa e motivadora da família".

Assim como Edicléa, Llerena acredita que o Brasil avançou muito na discussão, mas que o modelo tradicional de ensino é incompatível com a proposta de inclusão e diversidade. "A escola tradicional baseia-se no princípio do conhecimento cartesiano, direcionado à produtividade. e crianças com déficit intelectual não vão atender às exigências mínimas que a escola hoje solicita".

Ele defendeu programas voltados para a adaptação desses indivíduos na sociedade. Segundo Lherena, cursos técnicos que priorizam a mão de obra e a prática podem ser muito mais úteis e atraentes para algumas crianças com síndrome de Down.

Dados do Censo da Educação Superior de 2009 mostram que a quantidade de estudantes com algum tipo de deficiência intelectual matriculadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas, chega a 465. Desse total, 62 estão em instituições federais.

Agência Brasil

Article 4

$
0
0


P: Porque o livro de matemática cometeu suicídio?
R: Porque tinha muitos problemas.
(fonte: http://www.uv.es/~jaguilar/hmate1.html)

Article 3

$
0
0

ESSA É BOA...

Lamento de um estudante:
"Se eu tivesse somente um dia de vida, gostaria de ficar em uma aula de estatística. Assim o tempo passaria mais vagarosamente."
(fonte: "Ken Stevenson" kenstevo@zip.com.au)

Article 2

$
0
0


É VERDADE?

Tudo tem uma probabilidade de 50%. Acontece ou não.
(fonte: en4bmhd@bs47c.staffs.ac.uk (Hendrik De Vloed))


Article 1

$
0
0
Dê um click na imagem para ampliar

Article 0

$
0
0
ESSA É PARA OS ALUNOS FICAREM ORGULHOSOS.


Article 0

$
0
0
NÃO TEM NADA HAVER COM MATEMÁTICA MAS É UM BOM SABER
Enem

Redações nota mil serão reavaliadas e deboches poderão ter nota zero

A partir da edição 2013, as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avaliadas com nota máxima de mil pontos passarão obrigatoriamente pela banca, composta por três professores doutores. Esta é uma das mudanças que o Ministério da Educação, juntamente com a comissão técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está estudando para incluir no próximo edital do exame.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, observou que na edição de 2012 houve 2.084 redações com nota máxima. Segundo ele, o MEC pretende exigir mais rigor nos próximos anos. “Nas notas máximas, nós queremos excelência. Por isso, não basta os dois primeiros corretores darem nota mil, queremos que automaticamente a banca avalie se a redação vale nota mil”, salientou. “O Enem é um exame totalmente transparente. Essa transparência é exatamente para contribuir com o debate pedagógico”, completou.

O MEC e o Inep também estudam dar nota zero para qualquer redação que apresente deboche ou provocações ao longo do texto. Na edição de 2012 do Enem, segundo Mercadante, 330 redações continham inserções indevidas. “Se for uma provocação, deboche, brincadeira, é inaceitável para a seriedade de um exame como este, principalmente diante do esforço que o Estado brasileiro faz e os outros candidatos fizeram para passar”, pontuou o ministro.

Mercadante reforçou ainda que os corretores do Enem são monitorados em tempo real e na edição de 2012, pela primeira vez, receberam treinamento de 100 horas. Segundo o ministro, o objetivo é que os profissionais estejam cada vez mais preparados.

Assessoria de Comunicação Social

Article 1

$
0
0



Governo institui 'Ano Paulo Freire da Educação do Rio Grande do Norte'

Decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (28).
Ato homenageia 50 anos do método de alfabetização idealizado por Freire.


O governo do estado instituiu o ano de 2013 como 'Ano Paulo Freire da Educação do Rio Grande do Norte', por meio de decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (28). 2013 é o ano em que se comemora o cinquentenário da aplicação do método de alfabetização de adultos do educador Paulo Freire na cidade de Angicos, localizada a 170 quilômetros de Natal.
A publicação também constitui uma comissão executiva para elaborar o Plano Estadual de Educação de Jovens e Adultos, e disseminar o método freireano por meio de práticas de formação, produção de livros e materiais didáticos, estudos e pesquisas.
O decreto institui ainda premiações para experiências exitosas de alfabetização e de educação de jovens e adultos realizadas por professores e gestores de EJA de escolas públicas norte-rio-grandenses, bem como para a criação de políticas públicas pelas prefeituras municipais que visem à universalização da educação para este segmento social.

Article 0

$
0
0

Angicos: as 40 horas que mudaram vidas

Cledivânia Pereira
 
Das 380 palavras usadas pelos moradores do município de Angicos – localizado a 194 km de Natal – em 1963, FELICIDADE não foi identificada pelo grupo de educadores que implantaram na época o método de alfabetização “40 Horas de Angicos”, pensado e implementado pelo educador Paulo Freire. Nas palavras usadas no dia a dia das 300 pessoas que se matricularam na primeira turma da experiência, DEUS, PROMESSA, ESMOLA, CHUVA, BRANCO, PRETO, TRISTE, ALVOROÇO, MEDO, CORAGEM, CONFORMAÇÃO e INVERNO eram algumas das que se destacavam. Esse universo restrito de formação ortográfica (assim como a falta de outras, como FELICIDADE) podem construir, ainda hoje – com uma distância de exatos 50 anos – o cenário social, cultural e religioso do grupo que conseguiu decodificar, após as 40 horas de estudo, muitas das palavras que verbalizava no cotidiano.

Ousadia: Alfabetizar muitos em pouco  tempo

Pensado e estruturado pelo educador pernambucano Paulo Freire, o método  de alfabetização testado em Angicos tinha um objetivo ousado: alfabetizar adultos de forma rápida e barata. E o primeiro passo era o de catalogar as palavras usadas pelo grupo de alunos, pois essas embasariam as aulas. Na próxima terça-feira, dia 2 de abril, a entrega dos diplomas de alfabetização dessa primeira turma completa meio século.
ReproduçãoAlunos da primeira turma de alfabetização de Angicos reunidos para receber certificadoAlunos da primeira turma de alfabetização de Angicos reunidos para receber certificado

A comemoração da data será bem mais singela que o evento montado no dia da formatura – 2 de abril de 1963. Na solenidade estavam presentes o presidente da República, João Goulart, o governador do RN Aluízio Alves, o secretário estadual de Educação, Calazans Fernandes,  ministros de Estado, governadores do Nordeste, os 12 monitores do projeto – entre os quais o advogado Marcos Guerra –, os 300 alunos e suas famílias.

No grupo das autoridades uma presença chamava a atenção. Fardado, lá estava o general Castelo Branco, que um ano após aquela aula de conclusão de curso assumiu a presidência da República com o golpe militar de 1964. Ele não fez pronunciamento público no encontro, mas disse a Calazans Fernandes que o projeto estava “engordando cascaveis”. Um ano depois, um dos atos de Castelo Branco após sua posse foi o de desarticular o grupo do educador Paulo Freire, que foi preso e exilado. O advogado Marcos Guerra, coordenador do projeto de Angicos, também foi preso e exilado.


Com a prisão dos educadores e a desarticulação do grupo, o projeto foi impedido de ser expandido no Brasil e as primeiras experiências do RN foram extintas.

Nesses últimos 50 anos a experiência de Angicos foi base de alguns estudos acadêmicos, citados milhares de vezes nas cadeiras de Educação nas universidades pelo mundo, tida como referência por, pelo menos, 50 países, mas não houve, até agora, uma releitura ou apropriação do método para a implementação em grande escala como era o objetivo da época. “O projeto é atual, precisa ser revisitado e atualizado. Mas está lá, pronto. Porque Paulo Freire não preparou um método de alfabetização. E sim um método de aprendizagem. De como conhecer. E isso não mudou”, avalia Marcos Guerra.
ReproduçãoPaulo Freire voltou a Angicos em 1993, reencontrou alunos e monitores do programaPaulo Freire voltou a Angicos em 1993, reencontrou alunos e monitores do programa

Estudo

Em 2002, a educadora Nilcéa Lemos Pelandré analisou os “efeitos a longo prazo do método de alfabetização”. Após entrevistar alunos que se alfabetizaram em 1963, a estudiosa descreveu que os participantes aprenderam a escrever palavras isoladas e frases simples e curtas. A aprendizagem mais significativa, sendo a pesquisadora, foi a elevação da autoestima e a consciência de não se sentirem mais excluídos do mundo letrado.   

ESPERANÇA estava entre as palavras catalogadas pelos coordenadores do curso de alfabetização em Angicos. ESPERANÇA de dias melhores, ESPERANÇA de entender melhor o mundo, como bem sintetizou o aluno Antônio Silva, à época com 51 anos, que falou em nome da turma às autoridades presentes: “Temos muita necessidade das coisas que nós não sabia, e que hoje estamos sabendo. Em outra hora, nós era massa, hoje já não somos mais, estamos sendo povo”.

Article 2

$
0
0


PERGUNTAS QUE DEIXAM DÚVIDAS

O professor de matematica pergunta pro aluno:

- se voce tivesse 7 dolares num bolso e 7 dolares no outro , o que você  teria ?

- as calças de um americano, professor!!!

Article 1

$
0
0
 



 JOÃOZINHO DIZ CADA UMA!

 Certo dia o Joaozinho tava estudando em casa para a prova oral de matemática com o seu Pai.

No dia da aula, a professora pergunta para ele.

- Joaozinho estudou para prova oral?

- Sim estudei professora.

- Então o que vem depois do três.

Joaozinho respondeu, - o 4.

A professora disse:
-Muito bem Joaozinho.Então o que vem depois do seis?
-Joaozinho respondeu: - o 7.

A professora disse, muito bem.

Agora o para ganhar um dez.

O que vem depois do 10?
Joaozinho respondeu: - Essa é fácil Professora.O que vem depois do dez é o Valete.
 






Article 0

$
0
0

É BOM SABER!!!

Professores de matemática vão à França para fazer estágio


Como estágio para aprimoramento docente, 26 professores da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) embarcaram no dia 14 para a França, onde passarão um mês fazendo estágio no Centre International d'Études Pédagogiques (Ciep), em Paris. O período de estudos é parte do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática na França (PDPM) desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Profmat é um curso semipresencial realizado por uma rede de instituições de ensino superior, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O programa atende professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, para aprimorar a formação do docente.

O mestrado tem impacto na carreira dos professores, como avalia Aucenei da Fonseca, de Porto Velho, Rondônia. “Minha participação no Profmat foi proveitosa em todos os sentidos, em conhecimento, financeiro e realização profissional”, disse o professor. “Vale salientar que jamais sairia de minha cidade para fazer um mestrado, mas o programa, nos moldes em que foi feito, propiciou a realização deste sonho. A idéia agora é continuar o aperfeiçoamento buscando um doutorado”, concluiu.

De norte a sul, o mestrado profissional tem aberto novos horizontes para os professores. De acordo com Alessandro da Silva Saadi, de Rio Grande (RS), o curso permite que os docentes repensem a prática e articulem novos projetos. “No meu caso, estava formado há 10 anos e tinha uma esperança de fazer um mestrado, o Profmat veio a calhar, pois tive autonomia para gerir os meus estudos”, afirmou.

Para o professor mineiro Neilon de Oliveira, de Patrocínio, o programa oferece uma oportunidade de “estudar e revisar disciplinas importantes que nos ajudam na nossa prática pedagógica”. Foram dois anos de dedicação e luta para conseguir chegar a esta etapa final. “Como professor, minha visão e atuação em sala mudou muito”, disse.

A experiência na França é outro ponto de destaque para os professores, e gera muita expectativa. “Eu espero trazer para a minha cidade novidades pedagógicas que possam melhorar significativamente o aprendizado dos alunos nesta matéria tão intrigante para a grande maioria dos estudantes”, explicou Aucenei. Para Neilon, conhecer outra cultura educacional permite trazer o que há de positivo para o Brasil. “Espero que possamos entender a dinâmica do sistema educacional francês, como professores atuam em sala de aulas, quais as metodologias e que tipo de material didático utilizam”, disse. Neilon acredita que o estágio permite trazer o que há de positivo para o Brasil. “Qual é a estrutura oferecida pelas escolas francesas, a importância do professor na sociedade, nível de aceitação da escola na sociedade francesa”, finalizou.

Diego Rocha

Article 0

$
0
0







RECEBI ESTE E-MAIL


Prezado(a) Diretor(a) e Professor(a),
 
Com bastante satisfação informamos os números de inscrições da OBMEP 2013:
 
Escolas Inscritas - 47.144
Alunos Inscritos - 18.762.464
Municípios com escolas participantes – 5.529
 
Lembramos que as provas da 1ª Fase serão realizadas no dia 4 de junho
(terça-feira) em todas as escolas inscritas. Enviaremos todo o material
de provas por correios para o endereço informado na inscrição. Fique
atento(a) às informações que daremos em breve!

Article 1

$
0
0
 
 
Provinha Brasil

MEC distribui este mês testes de português e matemática


Escolas públicas do ensino fundamental com matrículas de estudantes no segundo ano recebem, até o final deste mês, testes de língua portuguesa e de matemática que fazem parte da Provinha Brasil, e orientações de aplicação e correção. O Ministério da Educação postou nos correios mais de 5 milhões de provas divididas entre as duas disciplinas.

A Provinha Brasil tem o objetivo de fazer um diagnóstico do aprendizado das crianças, por isso é importante que a aplicação ocorra no início de ano letivo, defende Viviane Fernandes Faria Pinto, da diretoria de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No material que acompanha a Provinha Brasil, o Inep também orienta os educadores sobre atividades que podem desenvolver após a correção para melhorar os índices de aprendizagem.

As provas de língua portuguesa e de matemática são compostas de 20 testes cada e devem ser aplicadas em dias letivos diferentes, segundo orientação do Inep. Dados do Censo Escolar de 2012 registram 3,1 milhões de estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental, incluindo as redes públicas e privadas. As provas enviadas às escolas são para estudantes das redes públicas.

Article 0

$
0
0

Mec abre inscrições para Enem 2013

As inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (13) e seguem até dia 27 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todo o país. As regras do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 9. O exame é a única forma de ingresso para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o ano de 2014, serão disponibilizadas cerca de 6.800 vagas, em 117 opções de  cursos de graduação da universidade, nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
Rodrigo SenaQuem fez o ENEM em 2012 pode ingressar na UFRN ainda este ano, pelo SiSU. Inscrições para o Enem 2013 começam amanhã (13)Quem fez o ENEM em 2012 pode ingressar na UFRN ainda este ano, pelo SiSU. Inscrições para o Enem 2013 começam amanhã (13)

A partir das 10h de amanhã, os   estudantes poderão realizar suas inscrições através do site do Enem. No Rio Grande do Norte, a novidade para o próximo ano, é um novo curso de Medicina, com modelo multicampi, que funcionará nas cidades de Caicó, Currais Novos  e Santa Cruz. O pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Adelardo Dantas de Medeiros, explicou que na nova forma de ingresso na instituição,  “os interessados deverão fazer a prova do ENEM e com a nota obtida, participarão do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde os candidatos irão escolher quais os cursos que desejam concorrer às vagas.

O MEC irá divulgar os alunos selecionados que poderão ingressar na UFRN pelo site http://www.enem.inep.gov.br/. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35, mas os alunos das escolas públicas concluintes no ano de 2013 e os estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio, estão isentos dessa taxa.

Pesos e notas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão pesos e notas diferenciadas para cada área pretendida pelo aluno na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As novas regras para a correção das provas foram aprovadas na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e já começam a vigorar na seleção para as vagas preenchidas no segundo semestre de 2013, quando 100% das vagas da universidade serão preenchidas através de SiSU.

Com as mudanças nos pesos e notas mínimas das provas, a universidade pretende garantir que os candidatos tenham aptidão para a área que deseja cursar. Por exemplo, para o estudante que almeja uma caga em um curso na área Biomédica, a prova com maior peso e maior nota mínima é a de Ciências da Natureza, enquanto que, para Humanística, as provas de Linguagem e Ciências Humanas terão pesos e notas maiores. Já a redação terá peso igual para todas as áreas.

Além das novas regras aprovadas pelo Consepe, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também anunciou mudanças no edital do Enem. Uma das medidas é que redações com inserções indevidas serão zeradas e que apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência serão aceitos. A expectativa do MEC é que a correção fique mais rígida. Mercadante explicou que, tanto para a nota máxima na redação, que é mil, quanto para erros gramaticais considerados exceção será preciso uma justificativa.

Os estudantes que realizaram o ENEM em 2012 podem ingressar na UFRN ainda este ano, através da Seleção Unificada. O período das inscrições ainda não foi divulgado pelo MEC. Neste segundo semestre, a UFRN disponibilizará 2.454 vagas para diversos cursos de graduação. Os candidatos selecionados começarão suas atividades acadêmicas no próximo mês de julho.

Article 9

$
0
0

Matemática explica como boato do Bolsa Família se espalhou tão rápido

Boatos se espalham de forma exponencial, segundo Nicolau Saldanha, professor do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Se uma pessoa conta um boato para outras duas, e cada uma delas para mais duas – e assim sucessivamente –, em dez “rodadas” o boato terá se espalhado para 1.024 pessoas.

Após vinte voltas, o rumor terá circulado por mais de um milhão de pessoas. Esta é uma explicação simples para mostrar como os falsos rumores sobre o fim do Bolsa Família rapidamente circularam no último fim de semana.

Blog de Robson Pires
Viewing all 130 articles
Browse latest View live




Latest Images